Pesquisar este blog

A UNÇÃO DA PROSPERIDADE


A UNÇÃO DA PROSPERIDADE

(É a bênção espiritual da presença do Espírito que acompanha quem se consagra, obedece e anda nas Leis da Aliança com o Deus de Toda Provisão (JEOVÁ JIRÉ) – Andando em obediência e em Amor)

Por Clayton Bezzan   c_bezzan@ig.com.br

1. DEVEMOS MEDITAR NAS LEIS DA ALIANÇA E PRATICÁ-LAS EM OBEDIÊNCIA

Josué 1:7,8 “Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás PROSPERAR o teu caminho e serás bem-sucedido”.

·         Assim precisamos estudar a Palavra, meditar nela, agir e praticá-la, então nossa mente será renovada, nosso espírito será sábio, andando em linha com a Palavra de Deus. Seremos bem sucedidos e prósperos, pois atentaremos para a direção do Espírito em nós e produziremos os frutos da prosperidade.
2. DEUS É NOSSO PARCEIRO NA ALIANÇA, TUDO SUPRE AOS QUE SE DOAM EM AMOR
Filipenses 4:15-19  E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades. Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito. Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.

·         Os filipenses tinham um coração generoso e próspero apesar das perseguições e lutas por que passavam. Eles sempre estavam dispostos a contribuir de seus limitados recursos. Paulo lhes diz que Deus supriria tudo para eles, nada faltaria. O Senhor é o meu pastor; nada me faltará (Sal 23:1). Prosperidade é a ausência de necessidade.
3.DEUS É O PROVEDOR ATRAVÉS DA REDENÇÂO EM CRISTO, O CORDEIRO
Genesis 22:1,2, 7-18 - Abraão oferece o seu Isaque. Jeová Jiré provê o cordeiro.

·         Abraão é o maior exemplo de alguém que ouviu a voz de Deus e obedeceu. Ele havia feito uma Aliança com Deus. Ele renunciou a tudo o que tinha e seguiu a Jeová. Ele e sua descendência entraram nas bênçãos da sua obediência.

1  Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!
2  Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.
7  Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8  Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.
9  Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha;
10  e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho.
11  Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!
12  Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.
13  Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.
14  E pôs Abraão por nome àquele lugar - O Senhor Proverá (Jeová Jiré). Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
15  Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão
16  e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho,
17  que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos,
18  nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.

4. OS DESCENDENTES DE ABRAÃO TAMBÉM ANDARAM NA PRESENÇA DE DEUS E FORAM ABENÇOADOS COM AS BÊNÇÃOS DA OBEDIÊNCIA   
Gênesis 36:12,13 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo;

Gênesis 26:22  Partindo dali, (Isaque) cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.

Gênesis 39:3  Vendo Potifar que o SENHOR era com ele (José) e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos,

Gênesis 39:23  E nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, porquanto o SENHOR era com ele, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava.
·         Apesar de perseguições, lutas e sofrimentos eles persevararam na presença do Deus que os fez prosperar numa terra que não era deles, porém um dia seria.

5. DEUS ABENÇOA TAMBÉM A TODO HOMEM RETO E JUSTO QUE TEME E SERVE AO SENHOR, QUE ANDA NA MESMA FÉ E OBRAS DE ABRÃO

Salmos 25:12,13  Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra.

Salmos 35:27  Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!

Salmos 37:25  Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.

3 João 1:2  Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. (envolve o físico, o mental e o espiritual)

6. É PRECISO GUARDAR AS ALIANÇAS FEITAS COM DEUS E A SUA IGREJA PARA O SUSTENTO DA OBRA, SÓ ENTÃO PODEREMOS SER ABENÇOADOS

Malaquias 3:10-11  Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.  Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

·         O dízimo é uma aliança com a igreja local que devemos honrar. Deus prometeu abençoar e livrar da maldição do devorador àqueles entregarem o que é esperado deles, pois haviam retido alguma coisa do Senhor, o sustento da obra na proporção de seus recursos.

7. A LEI DA SEMEADURA É A LEI ESPIRITUAL QUE REGULA A PROSPERIDADE. DEVEMOS SEMEAR EM TERRA FÉRTIL – NA OBRA E EM EVANGELISMO E MISSÕES

(Você pode ganhar almas através da contribuição, da oração e semeando a sua própria vida em oração e  para pregar o evangelho pessoalmente)
Gálatas 6:7-9 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.

Marcos 4:8  Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um.
Lucas 6:38  dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.

2 Coríntios 9:6-15  E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus, visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos, enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante graça de Deus que há em vós. Graças a Deus pelo seu dom inefável!
João 4:34-38  Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.  Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
8. SOMENTE PODEMOS FRUTIFICAR E PROSPERAR SE TRABALHARMOS EM UNIDADE COM JESUS E SUA PALAVRA, EM UNIDADE COM  A IGREJA NA PALAVRA

João 15:5  Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

João 15:16  Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
2 Timóteo 2:6  O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.

Tiago 5:7  Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.

Atos 2:42-47 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
9.QUAL DEVE SER NOSSA ATITUDE PARA COM OS BENS MATERIAIS?

A.        O Amor ao dinheiro é a raiz de todo mal – 1 Tm 6.6-10
                        Não deixe o dinheiro possuir você! – Pv 23.4

1 Timóteo 6: 6-10 De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

Provérbios 23:4  Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência.

10. DEUS É O VERDADEIRO DONO DE TODAS AS COISAS, SOMOS FILHOS DO DONO

            A. A Terra é do Senhor Sl 24.1

Salmos 24:1 Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.

            B. A riqueza provém de Deus e pertence a Ele

Ageu 2:8  Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos.
11. SOMOS SÓ PROCURADORES/MORDOMOS, PORÉM COMO FILHOS TUDO É NOSSO

A.     Definição: “Mordomo é aquele que gerencia a propriedade de outro, suas finanças e negócios”.
B.     Somos canais e não reservatórios, um oleoduto em que flui o Espírito.

C.     Nosso objetivo de vida não deveria ser somente ganhar o sustento na terra, mas viver para o criador da terra.

Salmos 105:21  Constituiu-o senhor de sua casa e mordomo de tudo o que possuía,
Lucas 12:42  Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?

12.DEVEMOS OBEDECER TAMBÉM AS LEIS NATURAIS DA PROSPERIDADE.

            A. Diligência – Pv 10.4, Pv 12:24,27;21:5

Provérbios 10:4 O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se.
Provérbios 12:24,27 A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados. O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser ele diligente.

Provérbios 21:5 Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza.
            B. Trabalho – Sl 128.2

Salmos 128:2  Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.

            C. Honestidade – Pv 21.8

Provérbios 21:8 ¶ Tortuoso é o caminho do homem carregado de culpa, mas reto, o proceder do honesto.

D.    Usar a inteligência – firmar-se na rocha – Pv 2.11

Provérbios 2:11  O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará;

            E. Fidelidade = Mt 25.21-23

Mateus 25:21-23 ... E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.


13. PROPÓSITOS PARA A PROSPERIDADE – ESTABELECER UMA ALIANÇA

A. Devemos dar a glória ao Deus da aliança

Deuteronômio 8:18  Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.

B. Seguimos o Espírito como filhos de Deus

Romanos 8:14  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

C. Abençoamos os outros

2 Coríntios 9:10-13  Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus, visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos

D. Investimos no Reino: Evangelismo local e mundial – Implantação de Igrejas e Missões

Mateus 24:14  E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.

(P.S. Alguns tópicos (9-13) foram baseados numa lição da apostila do Grupo de Comunhão e Discipulado da Igreja Verbo da Vida de Campinas)
 
Powered by Blogger