Pesquisar este blog

O NOVO NASCIMENTO E A NOVA CRIAÇÃO


O NOVO NASCIMENTO E A NOVA CRIAÇÃO

Estudo feito por Clayton Bezzan, 19/3/2011


O homem não pode ser salvo por meio de uma boa conduta, através de boas obras ou através de seu esforço. Ele precisa nascer de novo, adquirir uma nova   natureza, tornar-se uma Nova Criação.

Efésios 2:8-9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Nascer de novo significa nascer do Espírito, crer na Palavra de Salvação em Jesus, tornar-se um filho de Deus.

João 3:5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.
João 3:3 Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Para alcançar a salvação, o homem tem de ser salvo por Alguém que tenha pago o preço por seu pecado e gere nele uma nova natureza, fazendo-o uma Nova Criatura. Não é o que nós fazemos para a salvação que conta, mas o que e quem nos tornamos através de Jesus, nosso mediador. Somos salvos e justos por ter adquirido uma nova natureza, somos cidadãos do céu.

Tito 3:5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo.

Isaías 53:5-6 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

2 Coríntios 5:17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Gálatas 6:15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

O Novo Nascimento é o renascimento do espírito humano. Uma Nova Criação pelo Espírito ocorre através da pregação da Palavra. Ela vem de confessar a Palavra da fé no amor e na salvação de Jesus Cristo.

Rm 10:8-10 Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.   

Tiago 1:18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

Na Nova Criação, Deus nos tirou do poder das trevas e nos transportou para o Seu reino, nos deu um novo coração, redimiu nossos pecados. Ele nos reconciliou consigo pelo sacrifício de Seu Filho, vendo-nos já redimidos, santos e irrepreensíveis. Somos justos com a justiça dEle. Morremos com Ele para o pecado e ressuscitamos com Ele para a justiça. A Lei da Nova Criação eliminou a antiga Lei do Pecado e da Morte. Jesus despojou o diabo de Sua autoridade, vencendo-o na cruz a nosso favor. Legalmente o vencemos. 

Ezequiel 36:26 Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

2 Coríntios 5:21 Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

Colossenses 1:12-14 dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados;

Colossenses 1:22 agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis.

Colossenses 2:12-15 tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos; e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.
O homem real é um espírito (chamado de coração, o verdadeiro eu). O espírito opera por meio da alma (intelecto, emoções e vontade) do homem. Espírito e alma atuam por intermédio do corpo físico.

1Ts 5:23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Na morte física o espírito e a alma deixam o corpo físico. Vão para o céu se a pessoa é salva, e o corpo será ressuscitado no arrebatamento.  Vão para o inferno se a pessoa não nasceu de novo No juízo do trono branco seu corpo será ressuscitado e jogado no lago de fogo. Essa é a segunda morte.

Hebreus 9:27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo.
Lucas 16:23 No hades (inferno), ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.

Apocalipse 20:14-15 E a morte e o hades (inferno) foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
Os crentes são redimidos da morte espiritual.  Seu espírito foi recriado, nasceu de novo. Contudo sua alma e corpo ainda são os mesmos. Precisamos alinhar nossos pensamentos (renovar nossa mente) com a Palavra de Deus  e oferecer nossos corpos em sacrifício de santificação para Deus, mortificando-os cada dia. O espírito recriado é quem deve governar sobre alma e corpo.
Rm 12.1-2 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

A alma e o corpo são ministrados pelo Espirito Santo através do espírito recriado. O espírito é quem os domina e controla.

Rm 8:11 – E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

Jesus tomou a nossa morte espiritual sobre Si na cruz do Calvário e  aniquilou nosso pecado dando-nos uma nova natureza, a natureza de vida eterna, nos redimindo da morte espiritual. 

Hebreus 9:26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

Ele nos justificou e nos fez ressuscitar espiritualmente com Ele. Nos deu uma nova natureza, a vida eterna. Podemos ter acesso ao trono de Deus. Temos acesso à árvore da vida. Estamos sentados com Cristo nos lugares celestiais.

Efésios 2:5-6 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus

Apocalipse 2:7 Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

O Novo Nascimento não acontece gradualmente,  ocorre instantaneamente quando aceitamos e cremos em Jesus e na obra que Ele fez por nós.
Mas a santificação e a renovação da mente são graduais. O corpo será redimido totalmente e glorificado somente na ressurreição do último dia.
Estávamos mortos em nossos delitos e pecados  (mortos espiritualmente), mas Cristo nos vivificou.  O homem velho foi crucificado com Cristo e precisamos crucificá-lo a cada dia. Andamos agora no novo homem. Ele santifica nossas almas e corpos mortais.

2 Coríntios 5:17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

João 1:12,13 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

Efésios 2:11 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

Efésios 4:22-24 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.

Colossenses 3:9-10 já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.
Ele nos deu vida pela graça através da fé no seu sacrifício, no Seu amor. Não somos salvos pelas obras, mas pela fé. E isso também é dom de Deus.  A participação do homem é aceitar o que Ele fez, deixando sua própria justiça pela justiça que vem de Deus .
Efésios 2:8-10 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

2 Coríntios 5:21 Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

João 5:24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

Agora somos dirigidos pelo Espirito Santo através de nosso espirito recriado.

Romanos 8:14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

(Baseado em parte na Apostila de Realidades da Nova Criação, por  Rossana Lira, CTBRB)
 
Powered by Blogger