Pesquisar este blog

DISCIPLINA NA IGREJA

A DISCIPLINA PREVENTIVA E CORRETIVA NA IGREJA E NO CRENTE EM FACE DO PECADO – por Clayton Bezzan  16/7/2011 c_bezzan@ig.com.br
Paulo em 1 Coríntios 5 aplica a disciplina  no nível de exclusão de um crente que praticou uma imoralidade muito grosseira e escandalosa – o incesto.

1 Coríntios5
 
1 Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai. Lv 18:8; Dt 27:20; 2 Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.

Os coríntios viviam numa cidade portuária onde a prostituição prevalecia, onde havia prostitutas cultuais nos templos pagãos. Eles estavam tão acostumados com a imoralidade que nem ficaram envergonhados por aquele incesto, como ficaria um judeu.

3 Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, Cl 2:5; 4 Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, 5 Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 1Tm 1:20;

Paulo como Apóstolo delegou autoridade no Nome de Jesus à igreja para excluir o faltoso entregando-o ao seu pecado para que Satanás destruísse o corpo de pecado, e eventualmente ele voltasse arrependido após ser quebrado. A igreja seria assum vindicada daquele escândalo imoral. 

6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Gl 5:9; 7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Is 53:7; Jo 1:29; 1Co 15:3; 8 Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Ex 12:3; Ex 12:15; Dt 6:3;

O fermento levedava toda a massa do pão. Assim o pecado contamina todo o corpo de Cristo. O fermento velho era símbolo do pecado e da maldade do velho homem. A Nova Criação é verdadeira e sem pecado e é uma nova massa, um pão sem fermento (pão ázimo). A festa da Páscoa era celebrada com pão ázimo (sem fermento) por 7 dias. Cristo nossa páscoa, que não tinha pecado, se tornou pecado para aniquilar o pecado em nossas vidas. Celebramos agora a festa da ressurreição durante a ceia (comunhão) comendo sem pecado o Pão Vivo.

 9 por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Dt 7:2; Mt 18:17; 2Co 6:14; Ef 5:11; 2Ts 3:14; 10 Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. 11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Nm 12:14; Mt 18:17; 2Ts 3:14; 2Jo 1:10; 12 Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? 13 Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo. Dt 13:5;

Não devemos nos unir com pecadores. Não podemos nos associar com a iniqüidade, principalmente com a impureza dentre os que se dizem cristãos, contudo estão em pecado, na lama do mundo. Devemos evitar tais irmãos, pois são máculas no corpo de Cristo.

2 Coríntios 6:14  Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas
1 Coríntios 6:9-12  Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

O pecado do incesto no Antigo Testamento
Levítico 18:8  Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai.
Deuteronômio 27:20  Maldito aquele que se deitar com a madrasta, porquanto profanaria o leito de seu pai. E todo o povo dirá: Amém!
Para o judeu ele era abominação, vergonha, maldição, imoralidade punível com a morte.

O fermento na Bíblia é símbolo do pecado.
O pecado assim como o fermento leveda toda a massa, contamina toda a congregação dos santos. Acã pecou e o povo de Israel ficou derrotado, porque Deus se retirou. Acã foi eliminado (excluído) e castigado com a morte  junto com sua família e propriedades.
Josué 22:20  Não cometeu Acã, filho de Zera, infidelidade no tocante às coisas condenadas? E não veio ira sobre toda a congregação de Israel? Pois aquele homem não morreu sozinho na sua iniqüidade.
Gálatas 5:9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.
Êxodo 12:15  Sete dias comereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel.
Deuteronômio 16:3,4  Nela, não comerás levedado; sete dias, nela, comerás pães asmos, pão de aflição (porquanto, apressadamente, saíste da terra do Egito), para que te lembres, todos os dias da tua vida, do dia em que saíste da terra do Egito. Fermento não se achará contigo por sete dias, em todo o teu território...

Disciplina e Correção dos filhos de Deus
Hebreus 12:6-11  porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? 12:10  Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
O Senhor usa a Palavra para nos disciplinar, repreender, corrigir e instruir (2Tm 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça). A disciplina muitas vezes não traz alegria, mas quebrantamento para o temermos e nos submetermos a Ele. Contudo Ele não manda provação, somente a permite para provar nossa fé e nos aperfeiçoar, contudo isso não é correção, nem punição. Ele não nos castiga com doenças e calamidades.  Nós entramos nelas porque ignoramos a Palavra e confessamos as palavras do inimigo que nos ataca. Ele usa os sentimentos de nossa carne e as circunstâncias, além de perseguições. Sofremos porque pecamos, mas se nos humilharmos Ele nos levanta e por Suas feridas seremos sarados.

Disciplina da Igreja
1 Coríntios 11:32  Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
2 Coríntios 13: 2  Já o disse anteriormente e torno a dizer, como fiz quando estive presente pela segunda vez; mas, agora, estando ausente, o digo aos que, outrora, pecaram e a todos os mais que, se outra vez for, não os pouparei,
2 Tessalonicenses 3:14,15  Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado. Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão.
2 Timóteo 2:25  disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
2 Timóteo 4:2  prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
Apocalipse 3:19  Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
Gálatas 6:1  Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.
Tito 3:10,11  Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.
1 Timóteo 1:20  E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.

Quatro passos para tratar com irmãos em pecado
Mateus 18
15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Lv 19:17; Pv 17:10; Lc 17:3; Tg 5:19; 16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. Nm 35:30; Dt 17:6; Dt 19:15; Jo 8:17; 2Co 13:1; Hb 10:28; 17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. 2Ts 3:14; 1Co 5:9;
1)Vá até ele e o repreenda 2)Repreenda-o novamente com testemunhas 3) leve o caso à Igreja 4)considere-o como um incrédulo, não tenha mais comunhão com ele.

Restauração da Pessoa Disciplinada já Arrependida
2 Coríntios 2:5-11
5 Porque, se alguém me contristou, não me contristou a mim senão em parte, para vos não sobrecarregar a vós todos. 6 Basta-lhe ao tal esta repreensão feita por muitos. 1Co 5:3; 7 De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza. 8 Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. 9 E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em tudo. 10 E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás; 11 Porque não ignoramos os seus ardis.
A repreensão e o ostracismo já o castigaram. Se ele já se arrependeu não é necessário mais continuar o castigando. Antes é preciso perdoá-lo  e confirmá-lo em amor. Restaurá-lo diante da igreja e das autoridades. Isso para que Satanás não se aproveite da situação para acusar a igreja.

 
Powered by Blogger