Pesquisar este blog

O NOVO NASCIMENTO

 
por Kenneth E. Hagin
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5.17)
 
“Não é importante a que igreja você pertence. A coisa importante é a que família você pertence”
 
Capítulo 1
NASCIDO DE NOVO
 
     A chave que destranca todas as promessas de Deus é esta, Jesus ensinou que o homem precisa nascer de novo:
"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3.3)
"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (João 3.5)
"Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus" (Mateus 18.3)
"Se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis" (Lucas 13.3, 5)
     O novo nascimento é uma necessidade para sermos salvos.
     Através do novo nascimento você entra no relacionamento certo com Deus. O novo nascimento é necessário antes que você possa reivindicar quaisquer dos benefícios da Bíblia.
     O novo nascimento não é: Crisma (confirmação); não é ser membro de uma igreja; não é batismo nas águas, não é receber os sacramentos; não é a observância de deveres religiosos; não é aceitação intelectual do cristianismo; nem ortodoxia de fé; nem o ato de frequentar uma igreja; fazer orações; ler a Bíblia; ser moral; ser refinado ou culto; fazer boas obras; fazer o seu melhor; nem quaisquer das muitas coisas nas quais os homens estão confiando para se salvarem.
     Nicodemos, a quem Jesus falou sobre o novo nascimento, possuía a maioria das qualidades mencionadas acima, mas Jesus disse-lhe: "Necessário vos é nascer de novo" (João 3.7).
     O ladrão na cruz, e outros que Jesus perdoou quando Ele estava na terra, foram salvos sem essas coisas. Eles simplesmente fizeram só uma coisa necessária; eles aceitaram a Jesus Cristo como Salvador pessoal ao se arrependerem e voltando para Deus de todo o coração como uma criança.
     Aquele que é nascido de novo terá automaticamente as evidências de uma vida boa em virtude do novo nascimento. Mas existem milhões, é triste confessar, que estão confiando nessas coisas para serem salvas. E milhões morrerão e serão perdidos sem o novo nascimento porque foram mal orientados a respeito da experiência de serem nascidos de novo.
     É de suma importância prestarmos atenção para o nosso bem-estar eterno, não confiando nos melhores homens a respeito do assunto. Se permitirmos que os homens nos orientem erradamente em assunto eternos, ficaremos perdidos, será, então tarde demais para tratarmos do nosso bem-estar. Faça algo AGORA a respeito do assunto.
     Não adote a atitude de que você não poderá ser enganado. Não pense que a sua igreja é a única certa e que ela não poderá lhe guiar mal. Talvez a sua igreja esteja certa nos seus ensinamentos a respeito de novo nascimento. Mas certifique-se você mesmo através da Bíblia e veja com os seus próprios olhos, e conheça com o seu próprio coração, se você está certo com Deus, se você possui o verdadeiro novo nascimento, e se você está vivendo acertadamente com Deus diariamente.
     Não adianta enganar-se a si mesmo. Você ou é ou não é nascido de novo. Você ou está realmente salvo, ou você está sendo enganado pensando que está salvo, quando em verdade está perdido.
     Você conhece a sua própria vida e o seu verdadeiro relacionamento com Deus. Portanto, resolva o fato de que você é uma pessoa genuinamente salva e em contato atual com Deus.
     Cultura, aprimoramento e uma vida exterior correta, na igreja organizada ou fora dela, não pode tomar o lugar do novo nascimento. Porque o problema, você sabe, está no coração.
     Jesus disse: "Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, e o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos esses males procedem de dentro e contaminam o homem" (Marcos 7.21-23).
     O problema está no coração, no homem interior, no espírito. Reformar apenas o homem exterior ou a vida exterior não vai lhe salvar.
     Um artista poderia colocar uma linda cobertura de cera no exterior de uma maçã podre, mas a maçã ainda permaneceria podre por dentro. Uma mordida revelaria a podridão.
     Fora de Cristo, todo homem está podre no coração. E a mera retidão de vida, separada de Cristo, é artificial e a prática de hipócritas. Jesus falou a respeito daqueles que Ele chamou de hipócritas: "pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia" (Mateus 23.27).

Capítulo 2
 
DA MORTE PARA A VIDA
 
     A Bíblia é um livro misterioso até encontrarmos a chave para abrí-lo. Então ele deixa de ser um mistério e torna-se uma mensagem. Há duas palavras que abrem a Bíblia, e elas são: vida e morte.
     A morte tem sido um mistério em todas as eras. A ciência permanece completamente muda na sua presença, sem poder explicá-la. A filosofia torna-se poética quando ela encontra esse inimigo apavorante do homem. E a teologia tem tratado somente em generalidades o tentar explicá-la.
     A morte, aquele inimigo como um cão-de-caça, iniciou a sua obra no berço da raça humana, e tem seguido-o através dos séculos até a hora presente. Ela não fazia parte da Criação, nem fazia parte do plano original de Deus. Até a morte física é um inimigo de Deus e um inimigo do homem. A Bíblia diz em 1 Coríntios 15.26 que a morte física é o último inimigo a ser posto debaixo dos pés.
     Antes de podermos compreender a natureza da morte, todavia, precisamos compreender a natureza do homem. O homem não é um ser físico. O homem é um espírito. De fato, o homem é um espírito, que possui uma alma e habita num corpo (1 Tes 5.23).
     Quando Jesus disse a Nicodemos, "Necessário vos é nascer de novo", Nicodemos estava pensando naturalmente e perguntou: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre da sua mãe e nascer?" E Jesus explicou: "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" (João 3.4, 6).
 
O novo nascimento é o renascimento do espírito humano.
     O homem verdadeiro é espírito. O espírito opera através da alma (o intelecto, das sensibilidades e a vontade). A alma, por sua vez, opera através do corpo físico.
     Agora o homem (que é espírito) e a sua alma habitam num corpo físico. Na morte física, o homem e a sua alma deixam o corpo físico e vão para o seu lar.
     Cristo nos deu em Lucas 16.19-24 a experiência do homem rico e Lázaro: "Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas a porta daquele, e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, (fisicamente), e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão”. (Notem que os anjos levaram ele, não o seu corpo físico, mas ele, espírito e alma, para o seio de Abraão). E morreu também o rico, e foi sepultado; e no Hades, ergueu os olhos, estando em tormento, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E clamando disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e mande Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama."
     Lázaro e o homem rico ainda estavam conscientes. O homem não morre como um animal. como algumas pessoas gostariam que crêssemos. E não existe o "adormecer da alma".
     A Bíblia fala de várias espécies de mortes, mas há três espécies com as quais precisamos nos familiarizar: (1) A Morte Espiritual, (2) A Morte Física e (3) A Morte Eterna, ou a segunda morte, ou seja, ser lançado no lago que queima com fogo e enxofre.
     A verdadeira morte é aquela que agarra o nosso espírito e não o nosso corpo. A morte física é apenas uma manifestação do seu parente, a morte espiritual. A segunda morte é a ulterior finalidade da morte, ou o lar dos espiritualmente mortos.
     A morte espiritual veio a terra primeiro, depois ela se manifestou no físico, destruindo-o. A morte física é apenas uma manifestação da lei que está operando no nosso interior, chamada por Paulo, "A lei do pecado e da morte" (Romanos 8.2).
     Quando Deus disse a Adão, "porque no dia em que dela (da árvore da ciência do bem e do mal) comeres, certamente morrerás" (Gênesis 2.17). Ele não estava se referindo a morte física, mas a morte espiritual. Se o homem não tivesse morrido  espiritualmente, ele jamais teria morrido fisicamente.
     A morte espiritual significa separação de Deus.
     No momento em que Adão pecou, ele ficou separado de Deus. E quando Deus passeava no jardim pela viração do dia, como era o Seu costume, para andar e falar com Adão, e chamou: "Adão, onde estás?" Adão respondeu: "Escondi-me." Ele estava separado de Deus. A morte espiritual também significa algo mais do que separação de Deus. Jesus disse aos fariseus: "Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira" (João 8.44). Os fariseus eram muito religiosos. Eles iam a igreja no sábado, eles oravam, eles davam o dízimo, eles jejuavam, e eles faziam muitas outras coisas boas; mas eles mentiram ao respeito de Cristo e assassinaram-No. Jesus disse que eles eram filhos do diabo, eles possuíam as características do diabo.
     A morte espiritual significa ter a natureza de satanás, assim como o ato de receber a Vida Eterna significa ter a natureza de Deus em nós.
     Quando Adão e Eva deram ouvidos ao diabo, o diabo tornou-se o seu pai espiritual e assim eles possuíam em seus espíritos a natureza do diabo. Isso é que é a morte espiritual. E essa natureza começou a se manifestar na família humana. O filho primogênito assassinou o seu irmão.
     O homem está agora unido com o diabo. Ele é um pária, um forasteiro, expulso do jardim sem nenhuma base legal para se aproximar de Deus. Ele não mais responde a chamada de Deus. Ele só responde a sua nova natureza, ao seu novo dono. O homem é mais do que um transgressor. Ele é mais do que um violador de leis e um pecador. O homem é espiritualmente um filho do diabo e participa da natureza do seu pai.
     Isto explica porque o homem não pode ser salvo pela sua boa conduta. Ele precisa renascer. Se o homem não fosse um filho do diabo, então bastaria ele começar a revestir-se de uma conduta reta, e ele estaria bem. Mas mesmo se ele adotar uma conduta certa, ele ainda é um filho do diabo, e irá para o inferno quando morrer, para o lago que arde com fogo e enxofre, ou seja a segunda morte.
     O homem não pode apresentar-se na presença de Deus assim como ele é, porque ele possui em si a natureza de seu pai, o diabo. Para o homem ser salvo, ele só pode ser salvo pelo pagamento por alguém da penalidade pelos seus pecados, e por esse alguém dando a ele uma nova natureza.
     Você poderá pegar uma mula de orelhas longas e tentar fazer dela uma égua de corrida. Você poderia limpar os seus dentes e polir as suas patas. Você poderia alimentá-la da melhor ração e levá-la diariamente para correr na pista e mantê-la no melhor estábulo possível. Mas no dia da corrida, quando o tiro da partida soasse, ela apenas sairia calmamente, perambulando pela pista, porque ela é uma mula. Simplesmente não é da sua natureza. Todavia, você poderá pegar a égua de corrida, e não dá-la o melhor dos tratamentos, mas quando você colocá-la na linha de partida, e o tiro for disparado, ela sairá como um raio! É da sua natureza! Ela nasceu e foi criada dessa maneira. Para transformar aquela mula velha em uma égua de corrida, ela teria de nascer de novo, e isso seria impossível.
     O homem, porém, que é um espírito habitando num corpo, pode renascer! A sua natureza pode ser mudada. Ele poderá tornar-se uma nova criatura em Cristo Jesus.
     Não importa quão bem-educado o homem possa tornar-se, ou quantos títulos ele possui, quantos dólares ele tem, não importa que ele seja um grande obreiro social, ou muito religioso, tal homem não poderá permanecer em pé na presença de Deus. A sua natureza está errada. O homem está hoje perdido, não pelo que ele faz, mas pelo que ele é. (O que ele faz é o resultado do que é). O homem precisa da vida de Deus, porque ele está espiritualmente morto. Louvado seja Deus porque Jesus Cristo nos redimiu da morte espiritual.
 
     João 5.26
     26.  Porque como o Pai tem a vida em Si mesmo; assim deu também ao Filho ter a vida em Si mesmo.
     O novo homem, Jesus Cristo, não tinha morte alguma dentro de si. Ele não nasceu assim como nós nascemos, e Ele não possuía a natureza espiritual da morte, o diabo, dentro de si. Todavia, a Bíblia diz em Hebreus 2.9 que Ele provou a morte por cada homem.
     Ele tomou sobre Si a nossa natureza de pecado. Hebreus 9.26, diz que Ele "Se manifestou para aniquilar o PECADO (não pecados) pelo sacrifício de Si mesmo." Ele tomou sobre Si a nossa natureza pecaminosa, e natureza da morte espiritual, para que pudéssemos ter a Vida Eterna.
 
     Jesus disse: "O ladrão (o diabo) não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância" (João 10.10).
     Ele também disse: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em condenação; mas passou da morte para a vida" (João 5.24).
 
     Jesus veio para nos redimir da morte espiritual! Adão foi banido da Árvore da Vida por ter rejeitado a Palavra de Deus. De acordo com Apocalipse 2.7, todos que agora aceitarem e obedecerem a Palavra de Deus são trazidos de volta para a Árvore da Vida.
     O Novo Nascimento não acontece gradualmente. Ele é instantâneo! É uma dádiva de Deus recebida no momento em que cremos.
 
     Em Efésios 2.1 está escrito que estando nós mortos em ofensas e pecados, isso é morte espiritual, Ele nos vivificou. E os versículos 8 e 9 nos contam como que isso aconteceu.
 
     Efésios 2.8-9
     8.    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é um dom de Deus.
     9.    Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
     Não das obras! Isso fura o balão do nosso ego. O homem quer fazer algo para salvar-se a si mesmo. Ele quer ter parte nisso. Mas não pode. Você terá que admitir a sua impotência, e a sua desesperança. Você terá que confessar que você é exatamente o que a Bíblia diz, um pecador perdido. Então você vem e aceita aquilo que Cristo forjou por você, um dom!
 
     Você já passou da morte espiritual para a vida espiritual?
     Deus é o Seu Pai? Você poderá olhar para o céu e dizer: "Deus Pai?" Será que o Seu Espírito habita dentro do seu espírito testemunhando de que você é um filho (ou filha) de Deus? Você possui dentro de si o Espírito Santo que clama, "Abba, Pai?"
     Certamente que sim se você já nasceu de novo. Caso contrário aceita Cristo hoje mesmo como o seu Salvador!
     Romanos 8.14-16
     14.  Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
     15.  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Abba, Pai.
     16.  O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Capítulo 3
 
O NOVO NASCIMENTO
 
     2 Coríntios 5.17
     17.  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura (ou nova criação) é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
     O novo nascimento é uma nova criação, a operação direta da Palavra de Deus e do Espírito de Deus sobre a sua vida, transformando o seu espírito completamente quando você realmente se arrepende e volta para Deus.
     Esta nova criação se opera da seguinte maneira:
 
     - Reconheça que você é um pecador (ou pecadora), perdido, sem Deus e sem esperança (Romanos 3.23).
     - Admita (confesse) que Jesus Cristo morreu na cruz para lhe salvar do pecado (da natureza do pecado) pelo Seu precioso sangue.
     - Venha a Deus, arrependendo-se dos seus pecados, abandonando-os, suplicando os méritos do sangue de Jesus Cristo em Nome de Cristo e você será nascido de novo. (O Espírito Santo então fará de você uma nova criatura, uma nova criação, lavando-o de todos os seus pecados pela autoridade da Palavra de Deus e pelo Sangue de Jesus Cristo que foi derramado a fim de expiar o seu pecado).
     - Creia de coração e confesse, confesse com a sua boca que Deus lhe perdoa dos seus pecados e lhe lava de toda a injustiça.
CREIA E CONFESSE
 
     Aqui estão alguns versículos bíblicos que mostram o que você possui na sua autoridade para crer e confessar:
 
     Romanos 10.9-10
     9.    A saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
     10.  Visto que com o coração se crê para a justiça; e com a boca se faz confissão para a salvação.
 
     João 1.12-13
     12.  Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crerem no seu nome:
     13.  Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
 
     João 6.37
     37.  ...e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
 
     Ó que base para a nossa fé! Não existe a possibilidade de alguém vir a Jesus e ser rejeitado! Jesus disse: "...o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora."
 
     João 3.14-21
     14.  E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado:
     15.  Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
     16.  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.
     17.  Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
     18.  Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
     19.  E o julgamento é este; A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.
     20.  Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
     21.  Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.
 
     João 3.36
     36.  Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
 
     João 5.24
     24.  Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
     Atos 3.19
     19.  Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério pela presença do Senhor;
 
     Efésios 2.8-9
     8.    Porque pelo graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.
     9.    Não vem de obras, para que ninguém se glorie.
 
     1 João 1.9
     9.    Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.
     Você possui a inteligência para verificar por si mesmo o que a Bíblia diz. Novamente advertimos, não dê ouvidos as interpretações dos homens que torcem as Escrituras simples e deixam você confuso.
     Eles não se importam com a sua alma, caso contrário não tentariam roubar você das suas verdadeiras experiências cristãs. Se eles lhe amassem, pelo menos permitiriam que você cresse na Bíblia exatamente como ela é. E eles encorajariam você a obter as experiências bíblicas.
     Quando eles pelejam arduamente para roubar você destes benefícios, você seria um tolo se não percebesse que eles são agentes do diabo ao enviarem as pessoas para o inferno. Não importa que sejam os mais refinados e maravilhosos homens religiosos que você jamais encontrou, eles não são ministros de Deus se estiverem roubando você da benção de Deus.
     A Bíblia diz: "E não é maravilha, porque o próprio satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça: o fim dos quais será conforme as suas obras"  (2 Coríntios 11.14-15).
 
Capítulo  4
A ÁGUA DO NOVO NASCIMENTO
     Lemos que Jesus disse: "Não te maravilhes de te ter dito: necessário vos é nascer de novo" (João 3.7). Pouco antes ele havia dito: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (João 3.5).
     Que é a água do novo nascimento? Que significa esta água do novo nascimento?
     Será que se refere ao batismo nas águas? Será que isso lhe salvará? Não, não é isso que Jesus está falando.
     A Palavra de Deus é a água, a qual é referida em João 3.5. Vamos provar isto olhando para várias passagens bíblicas:
     Efésios 5.26
     26.  Para a (igreja) santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra.
     João 6.63
     63.  O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
     João 15.3
     3.    Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
     João 17.17
     17.  Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
     1 Pedro 1.23
     23.  Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.
 
     Tiago 1.18
     18.  Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fossemos primícias das suas criaturas.
     Quando você crê naquilo que a Palavra de Deus diz, ou seja, que você é um pecador, que Cristo morreu para lhe salvar de todo o pecado, e se você confessar a Deus os seus pecados e deixá-los de todo o coração e crer no Evangelho, você estará se conformando com a Palavra.
     O Espírito Santo então transformará a sua vida pelo poder da Palavra de Deus e pelo sangue de Cristo. Nesse instante, você é nascido de novo!
     Este homem da nova criação, esta criança de Deus, recém-nascida, deverá então crer nisso e andar de acordo. Ele deverá começar a ler (estudar) a Bíblia e orar a Deus. Ele deverá andar e viver no espírito e conforma-se com a Palavra de Deus a medida que ele receber iluminação.
     Ser nascido de novo, tornando-se um filho de Deus, é de suma importância. É a chave que destranca todas as promessas  de Deus para você. Pois, quando você se torna um filho de Deus, então as promessas de Deus se tornarão suas.

Capítulo 5
FATOS DA NOVA CRIAÇÃO
     Crentes... Cristãos... aqui estão alguns fatos bíblicos a respeito da nova criação que somos em Cristo:
     1.    VOCÊ É UM FILHO DE DEUS
     Nenhuma outra verdade em toda Bíblia é de tão longo alcance como o fato abençoado de que quando nascemos de novo na família de Deus, Deus o Pai é o nosso Pai. Ele se preocupa conosco! Ele está interessado em nós. Cada um de nós individualmente. Não apenas como um grupo, ou um corpo, ou uma igreja. Ele está interessado em cada um dos seus filhos e ama a cada um de nós com o mesmo amor.
 
     Ouve-se falar muito na paternidade de Deus e na fraternidade do homem, mas Jesus disse para algumas pessoas muito religiosas: "Vós tendes por pai o diabo" (João 8.44). Deus é o Criador de toda a humanidade, mas uma pessoa precisa nascer de novo para tornar-se Seu filho. Ele é Deus para o mundo. Mas Pai somente para o homem da nova criação.
 
     Deus é o seu próprio Pai. Você é o Seu próprio filho (ou filha). E se Ele é o seu Pai, você pode ter a certeza de que Ele tomará o lugar de um verdadeiro pai e fará a parte de um pai. Você pode ter a certeza de que, como seu Pai, Ele lhe ama e cuidará de você. (Veja João 14.23; João 16.23; Mateus 6.8-9, 26, 30-34; Mateus 7.11).
 
     Conheça o seu Pai através da Palavra. Em realidade você nasceu na Sua família como um bebê. Bebês no natural precisam comer comida natural para se desenvolverem e crescerem. A Bíblia instrui os filhos de Deus: "Desejai ardentemente como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual (da palavra), para que por ele vos seja dado crescimento para salvação" (1 Pedro 2.2). É na Palavra que temos conhecimento a respeito do nosso Pai, do Seu amor, da Sua Natureza, e como se preocupa conosco, de como Ele nos ama. Ele é tudo o que a Palavra diz que Ele é. Ele fará tudo que a Palavra diz que Ele fará.
 
     2.    VOCÊ É UMA NOVA CRIATURA, UMA NOVA CRIAÇÃO, UMA NOVA   ESPÉCIE
 
     Sou feliz em ser uma nova criatura. Eu tinha apenas 15 anos, mas eu estava lá quando isso aconteceu. Algo ocorreu dentro de mim. Parecia que um peso de duas toneladas rolou do meu peito. Não só algo saiu, mas algo entrou em mim. Eu não era mais a mesma pessoa. Houve uma transfiguração dentro de mim.
 
     O nosso espírito, no novo nascimento, é recriado. (O nosso corpo não é. É no nosso espírito que todas as coisas se tornam novas. Ainda temos o mesmo corpo de sempre). Existe um homem que habita dentro do corpo. Paulo chama-o de "o homem interior." (Ele chama o corpo de o "homem exterior").
 
     2 Coríntios 4.16
     16.  ...mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia.
 
     Pedro chama este homem interior de  "o homem encoberto do coração" (1 Pedro 3.4). Este homem está oculto ao olho físico. Ninguém pode vê-lo. Eles pensam que sim, mas em realidade só enxergam a casa onde você habita. Você está lá dentro olhando pelas janelas. Tanto quanto você possa conhecer algum ente querido, você em realidade nunca o viu. Você não sabe como ele se parece. Você tem visto apenas a casa (o corpo físico) onde ele mora. Quando a casa de um homem se decompõe, o verdadeiro homem continua vivendo. O homem verdadeiro jamais morre.
     É este homem interior que se torna uma nova criatura em Cristo. É ele que é nascido na família de Deus, que é um próprio filho de Deus, e está em perfeita união com o Mestre.
     3.    VOCÊ É UM COM O MESTRE
     1 Coríntios 6.17
     17.  Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele.
 
     O crente e Jesus são UM. Jesus disse: "Eu sou a videira, vós as varas." Quando você olha para uma árvore, você não pensa nos galhos como uma parte, e o resto da árvore como outra. Você vê tudo como uma unidade. Somos um com Cristo. O nosso espírito é um com Ele. Jesus é a Cabeça, nós somos o corpo.
 
4.     TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS PARA VOCÊ
     Ninguém discute o versículo que diz: "Para Deus todas as coisas são possíveis." Mas o mesmo Novo Testamento também diz: "Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9.23).
     Será que estas palavras são realmente a verdade? Poderiam as primeiras serem um fato e as outras um conceito errôneo? Uma falsidade? NÃO! Ambas são fatos verídicos.
 
     Tudo é possível ao que crê. Me sinto fortalecido ao dizer isso quando guio o meu carro pelas estradas. Quando tenho que encarar  alguma situação aparentemente impossível, digo em voz alta: "Tudo é possível ao que crê. E eu creio!"
 
     5.    O MAIOR ESTÁ EM VOCÊ
 
     1 João 4.4
     4.    Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
     "Sois de Deus..."
     Isto é outra maneira de dizer que você é nascido de Deus. A mesma coisa é expressa em 2 Coríntios 5.17, "se alguém está em Cristo, nova criatura (nova criação) é." João está nos dizendo que fomos nascidos de Deus, que nascemos de novo, que o nosso espírito foi recriado, que somos de Deus.
     Lamentavelmente, muitos cristãos não sabem que eles nasceram de Deus, e possuem a Vida Eterna (a Vida e a Natureza de Deus). Eles imaginam que a Vida Eterna é algo que "vão possuir" quando forem para o céu. Muitos pensam que apenas receberam o perdão dos pecados.
     Se fomos ensinados apenas que os nossos pecados foram perdoados e que permaneceremos justificados somente se andarmos cuidadosamente perante Deus, e jamais fomos ensinados que a Natureza e a Substância de Deus está dentro de nosso espírito, então o pecado e satanás continuarão a reinar sobre nós.
     Mas quando temos a certeza de que o homem no nosso interior, o verdadeiro homem, foi nascido de novo e é um novo ser em Cristo Jesus, então governaremos e reinaremos sobre satanás.
     "...e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo."
 
     Aquele que está no mundo é o deus deste mundo, satanás (2 Coríntios 4.4). Mas, graças a Deus! Maior é O que está em nós do que o deus deste  mundo! Maior é Aquele que está em nós do que satanás. Jesus Cristo é maior do que os demônios. Maior do que espíritos malignos. Maior do que a enfermidade. Ele é O Maior! E Ele vive em você! Aquele que está "em você" é maior do que qualquer força que possa vir contra você.
     2 Coríntios 6.16
     16.  ...porque vós sois o templo do Deus vivente; como Deus disse; neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Quantos cristãos estão conscientes do fato de que Deus está habitando dentro deles? Isto parece um pouco exagerado. Mas então qual seria o sentido deste versículo se ele não quer dizer exatamente o que está escrito?
Já é tempo para a Igreja tornar-se consciente de um “Deus Interno”. Por tempo demais ela tem estado consciente de fraquezas, doenças, complexo de inferioridade, problemas e fraquezas. É só sobre isso que o povo de Deus tem falado até que uma condição séria de dúvida, descrença e fracasso espiritual foi criado na Igreja. Esta psicologia de descrença tem nos roubado da fé e da vida abundante que Jesus disse que devíamos possuir.
João 10.10
10. Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.
 
Quando sabemos que o Doador da Vida habita em nós, que o Autor de toda a vida em toda a parte condenscedeu na pessoa do Seu Filho, através do poder do Espírito Santo, em descer das alturas para habitar em nós, então os nossos seres irradiarão VIDA!
 
“Maior é o que está em vós do que o que está no mundo”. Compreenda isso. Você é de Deus. Você nasceu de novo, nasceu do alto. O mesmo Espírito poderoso que levantou Jesus Cristo dos mortos habita em você. Não é de admirar que a Bíblia diga: “Tudo é possível ao que crê”. Isso é possível porque o Deus a quem tudo é possível habita no nosso interior!
A ORAÇÃO DE UM PECADOR
Para Receber Jesus como Salvador
Querido Pai Celestial...
Eu venho a Ti em Nome de Jesus.
A Tua Palavra diz: “O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6.37).
Portanto, eu sei que Tu não me lançarás fora, mas me acolherás, e eu Te agradeço por isso.
Tu disseste na Tua Palavra; “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rom 10.13).
Eu estou invocando o Teu nome, portanto, sei que Tu já me salvaste AGORA!
Tu também disseste: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rom 10.9).
Eu creio no meu coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Eu creio que Ele foi levantado dos mortos para a minha justificação.
Também confesso ser Ele AGORA o meu Senhor.
Porque a Tua Palavra diz: “Visto que com o coração se crê para a justiça...” e eu creio com o coração, portanto, agora me tornei a justiça de Deus em Cristo (2 Cor 5.21), E ESTOU SALVO.
Obrigado Senhor.
Assinado: ___________________________________________
Data: ______________________________________________
Local: ______________________________________________

 
Powered by Blogger