Pesquisar este blog

A LEI DO AMOR


A LEI DO AMOR

Estudo feito por Clayton Bezzan
1. O AMOR É A NATUREZA DE DEUS

1 João 4:7,8,10,11 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor... Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.

João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Deus é amor.  Ele revelou Seu amor enviando Seu Filho Jesus.
Ele nos amou primeiro. Ele se identificou com a humanidade perdida no pecado e morreu para levar nossos pecados e doenças, e restaurar o homem à comunhão – dando a vida eterna. Embora fosse justo e santo, condenou nosso pecado em Jesus. Este foi o maior amor.
Se quisermos ter comunhão com Deus precisamos nos amar também uns aos outros.



2. SOMOS CRIADOS PARA O AMOR (O MANDAMENTO)
1 João 3:23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.
João 15:12, 17 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei... Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

Ele quer que O amemos sobre todas as coisas. Ele também mandou nos amarmos uns aos outros. Contudo isso só é possível se crermos em Jesus, nascendo de novo e nos tornando Novas Criaturas, recebendo uma nova natureza em nosso espírito. 
Tudo isso vem de crermos e confiarmos no Seu amor, recebendo Jesus como Senhor e Salvador.
É preciso mudar e renovar nossa mente também, alinhando com a Palavra de Deus  (Rom 12:1-2). Leia a Bíblia.
3. O AMOR É ESSA NOSSA NOVA NATUREZA (A PRÁTICA)

1 João 4.16-18 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele. Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo. No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.

1João 4:11, 20-21 Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros... Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão.
1 João 5:1-3 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.

Nós amamos porque ele nos mudou, nos fez de novo com uma nova natureza. Somos nascidos de Deus, e isso permite que façamos (pratiquemos) o que antes não podíamos fazer.
O amor não é um sentimento, é uma escolha, é um ato de obediência, de fé e de prática do mandamento.
Para isso só precisamos permanecer nEle, no Amor. Já somos como nosso Pai, somos Amor. É só viver o que e quem realmente somos.
O amor lança fora todo medo e perdoa. Não é um sentimento, é uma escolha. Não devemos temer nem os inimigos, antes amá-los. Quando amamos produzimos brasas vivas sobre a cabeça de nossos inimigos e o diabo é envergonhado. Ele foi vencido pelo Amor.

4. O AMOR SEMPRE PENSA NO BEM ESTAR DOS OUTROS (A MANIFESTAÇÃO)

1 Pedro 4:8-10 tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Tiago 2:15-17 Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.

1 Coríntios 13:4-8 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.

O amor pelos irmãos deve ser ardente, devemos ajudar os que estão fracos e caídos. O amor cobre uma multidão de pecados.
Devemos amar também os pecadores. Devemos amar também os inimigos.
Cristo quer usar você para salvar, curar, perdoar e restaurar. Devemos ministrar, servir, ser hospitaleiros, nunca murmurar nem reclamar. Sempre perdoar.
Amor e fé andam juntos. Eles requerem obras. O amor dá, perdoa, restaura, visita, supre as necessidades.
O amor não é egoísta, não vive para si mesmo. Tudo crê. Tudo espera. Tudo suporta.
Os dons espirituais e nosso conhecimento são para amar e não para nós mesmos. Os dons passarão, mas a fé, o amor e a esperança não passarão.
Este é o caminho mais excelente. Andem nele. Esta é a salvação. Jesus é Amor.

(Baseado na Apostila sobre Realidades da Nova Criação - Rossana Lira, CTBRB, pg. 14)

 
Powered by Blogger