Pesquisar este blog

CHAMADOS COMO FILHOS PARA SERVIR


CHAMADOS COMO FILHOS PARA SERVIR
                           (Estudo por Clayton Bezzan – c_bezzan@ig.com.br)


1 Coríntios 1:1a  Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo

Atos 13:2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Paulo e Barnabé já estavam trabalhando quando foram chamados, segundo a soberania de Deus

Atos 16:9,10 À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.
Depois de tentativas infrutíferas de evangelizar regiões que ainda não seriam alcançadas, Deus fala numa visão para Paulo ir à Macedônia. Os planos e projetos humanos não são os planos e projetos de Deus. É preciso estar atento à direção do Espírito Santo.

Efésios 4:11,12 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,

Há vários ministérios e dons, é preciso se dispor a atender ao chamado de Deus, buscando edificar o Corpo de Cristo.

Hebreus 5:4,5 Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão. Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei;

O chamado vem de Deus. Para cada chamado vem a capacitação para ministrar. A pessoa não pode se chamar a si mesma ou pensar que somente por suas habilidades naturais ela é chamada.

Hebreus 11:8  Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

É necessário obedecer ao chamado através do preparo e da ação, é necessário exercer a fé no invisível.

2 Coríntios 5:18, 19  Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,  a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

Todo crente tem um ministério: O ministério da reconciliação. Mesmo que ele não tenha outro ministério, ele pode  e deve testemunhar e pregar o evangelho a toda criatura.

Mt 28:18-20  Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Esta é também a Grande Comissão, fazer discípulos, da qual todos os crentes participam. O poder e a autoridade para exercê-la nos foram delegados após a ressurreição de Cristo.

Chamados para o ministério, chamados para servir

·        Todos os que são chamados para o ministério em qualquer área devem ser servos segundo o modelo da palavra.

·        Servo é aquele que submete a sua vontade e vive para agradar seu Senhor.

·        A palavra em Grego, DOULOS = escravo voluntário.

·        Ministro = alguém dotado de dons, graça e direção de Deus para servir e que ministra nas coisas santas

Características do ministro ou obreiro

·        Você deve procurar o lugar para o qual Deus chamou você.

·        Deve ser fiel e leal àquilo que você já faz e para o que foi chamado a fazer.

·        Deve submeter-se a uma autoridade espiritual.

·        Deve estudar, dedicar-se e consagrar-se para Deus.

·        Reconhecer o tempo e a direção de Deus para sua vida.

·        Você não precisa dizer quem você é, os próprios frutos dirão.

·        O amor e a humildade devem ser a marca principal.

·        Você deve gerar através da Palavra uma fé inabalável.

Deus é onisciente. Ele vê a obra que deve ser feita e também provê o obreiro. Ele pode selecionar o obreiro certo para o lugar certo. Ele nos chama para trabalhar para Ele.

Às vezes o chamado vem quando estamos lendo a Bíblia. O Espírito Santo pode usar a Palavra inspirada tornando-a a voz de Deus para nós. Ela chega a ser o chamado para o serviço nos nossos corações.

Às vezes Deus pode nos responsabilizar enquanto estamos orando. Poderemos talvez ficar interessados num lugar onde o evangelho precisa ser pregado. Enquanto trabalhamos para ajudar a levar o evangelho para lá, sentimos em nosso coração o desejo de Deus para sermos obreiros naquele lugar.

|O chamado pode vir enquanto o crente está buscando a Deus. Lemos em At 13.2 que servindo eles ao Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse à igreja em Antioquia: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.”

Deus não nos chama para fazermos todos a mesma obra de pregar e ensinar. Chama alguns negociantes e profissionais para darem bom testemunho em seus negócios e profissões ou as donas de casa em seus lares como exemplos de santidade, sendo luz e sal, e testemunho para os vizinhos.

Ninguém é deixado de fora do chamado de Deus. Há chamados diferentes para pessoas diferentes. Deus precisa de você como obreiro cristão. Quando você sentir o Espírito Santo falando a seu coração, preste atenção. Ele tem um plano para usar você. Ore e peça mais da sua direção.

Ofereça-se para trabalhar naquilo que você pode fazer, seja fiel no pouco e ele te porá sobre o ministério que tem preparado para você e você gozará do muito.
 
Powered by Blogger